sábado, 11 de outubro de 2008

DIA DOS CAMPEÕES EM VALÊNCIA VAI ANGARIAR FUNDOS PARA A RIDERS FOR HEALTH

Capacete de Rossi que irá a leilão
A associação espanhola Riders for Health, as Motos Solidarias, irão realizar no GP de Valência o seu tradicional evento para angariar de fundos no final da temporada, na última corrida do ano que será no próximo dia 23. Pra se ter uma idéia da força desse evento, antes mesmo da penúltima etapa, restam poucos ingressos disponíveis. Os bilhetes VIP incluem, estacionamento, uma entrada para o concerto de James Toselan e a possibilidade de conhecer o co-fundador da Riders, Randy Mamola, bem como as atuais estrelas do MotoGP. O bilhete VIP custa 130 euros e para acompanhantes 85 euros ou para quem for de moto. Os preços incluem toda a atividade VIP, bem como acesso à área. Os bilhetes normais custam apenas 25 euros e incluem uma demonstração com Emílio Zamora, acesso às bancas de vendas, sessões de autógrafos com as estrelas de MotoGP e ao leilão de MotoGP ao final do dia. Os bilhetes normais só podem ser adquiridos na Porta 1 do circuito a partir das 10h30 de 23 de Outubro. Infelizmente, desta feita a Riders for Health não poderá oferecer bilhetes para o pit lane ou paddock. Os motociclistas europeus ou os brasileiros que queiram prestigiar o evento, podem obter mais informação no site: www.riders.org
Macacão de Jorge Lorenzo, sendo exibido por um membro do Riders. Será leiloado também

CONHEÇA A MAIS RECENTE TECNOLOGIA USADA NA PROTEÇÃO DOS PILOTOS

Capacete de Dani Pedrosa
Atualmente a proteção usada pelos pilotos evoluiu como a tecnologia usada nas suas motos; pneus, lubrificantes e até mesmo com o desenho dos próprios traçados, pelo que os trajes usados pelos pilotos no século XXI tem pouco em comum com os usados tempos atrás, sendo um dos acessórios que mais sofreu desenvolvimento atualmente. Todos têm agora uma coisa como certa; a segurança é o mais importante e um bom exemplo disto é a atenção dada aos capacetes, o acessório mais importante no que toca a salvar as vidas dos pilotos. “Depois de cada sessão entregamos o capacete ao serviço técnico para uma inspeção completa,” diz Dani Pedrosa. “Porque nos dias de hoje dá-se muita atenção aos nossos capacetes”. Os capacetes exigem muita manutenção e é por isso que as maiores companhias têm uma equipe de assistência técnica em cada circuito. Há especialistas de cada uma das marcas para garantir que o capacete não sofreu danos importantes depois de uma queda e eles tratam dos menores detalhes: o acolchoamento interior, ventilação e viseira. Ter boa visibilidade é vital para os pilotos que rodam a alta velocidade. É por isso que os cuidados com a viseira são meticulosos. Os pilotos têm três tipos de viseiras disponíveis, de escuras a muito escuras que são usadas em conformidade com o tipo de tempo. E as viseiras são ainda protegidas por finas películas, com 0,13mm de espessura, que podem ser removidas enquanto os pilotos estão em pista e de acordo com a sujeira acumulada nas mesmas. É uma forma de proteger as viseiras e a visibilidade, além de evitar que não fiquem marcadas por impactos de insetos. Estas proteções também são substituídas após cada sessão, para que a visibilidade seja sempre a melhor possível. Quando a chuva começa a cair os capacetes são preparados de forma diferente. Normalmente os pilotos têm três disponíveis, duas especificações diferentes para o molhado e uma totalmente preparada para chuva. Esta última conta com uma viseira totalmente transparente e com tratamentos específicos para evitar condensação e evitar a entrada de água. Mais, os pilotos usam uma máscara que dirige o ar que respiram para a base do capacete para evitar condensação, o que pode fazer com que a viseira fique embaciada. Mas os fabricantes não se preocupam apenas com a visibilidade e segurança, eles também têm em conta o nível do conforto. Como Julian Simon aponta: “É importante que o capacete consiga isolar o barulho e, é claro, tem que ser da mais elevada qualidade e seguro de se usar”. Algo que é óbvio, mas igualmente importante: “Tem que ser importante quando se está numa corrida, não pode ser muito apertado ou largo demais, quando os pilotos se baixam nas retas”, comenta Stev Rabat.
Capacete Stev Rabat
É por isso tem de ter o tamanho ideal para que o piloto se possa proteger atrás da carenagem sem tocar no tanque de combustível e sem ficar mais alto que a carenagem. Desde o início do Campeonato do Mundo os pilotos têm tirado partido dos seus capacetes para serem reconhecidos mais facilmente.
Capacete de Nick Hayden
Pedrosa tem usado um desenho novo com vermelho, branco e azul, enquanto Nicky Hayden optou por atualizar o desenho de seu capacete sem grandes alterações. “Tenho um novo detalhe para ocasiões especiais, como nas corridas em casa”, diz o norte-americano Rabat que prefere algo mais simples, apenas com as suas cores preferidas: vermelho, azul e amarelo. No ano passado Simon trocou toda a pintura e desde então conta com a companhia da sua mascote em todas as sessões, enquanto Marc Marquez optou por um desenho mais agressivo apresentado pelos seus patrocinadores, já que o optou por um modelo mais simples.
Capacete de Valentino Rossi

PENULTIMA ETAPA DO BRASILEIRO DE RALLY ESTA ACONTECENDO NO MARANHÃO


Faltando apenas duas etapas para a final do Campeonato Brasileiro de Rallye a disputa está cada vez mais quente. Na categoria Rally Extreme a briga pelo titulo está entre os pilotos Sérgio Henrique Klaumann e Jackson Feuback. Sérgio com 169 pontos vem liderando o campeonato. Jackson está 21 pontos atrás do líder. Na última prova, o Rally Cuesta Off-Road, realizado em Botucatu, SP, Jackson obteve melhor resultado que Klaumann marcando 18 pontos contra 16 do líder do campeonato. A Rally Production é a categoria mais equilibrada. Essa categoria só vai ser decidida na última etapa. O atual líder, João Batista Tagino tem 136 pontos. Empatados em segundo com 116, vem Aristides Mafra Jr e Eduardo Libroreiro. Em terceiro, 30 pontos atrás de João aparecem Denisio do Nascimento. Já na Rally Sport, a diferença do primeiro colocado, Richard Filter, para o quarto colocado, Renato Escobar, é de apenas 19 pontos. Em segundo aparece, Marco Antonio Pereira, seguido de Fabrício Bianchini. Na Rally Brasil, Ramon Sacilotti ganhou três das cinco etapas do campeonato. Ramon lidera com 32 pontos a frente do segundo colocado, José Adauto de Mello. Em terceiro, já fora da disputa pelo título, aparece Claiton de Oliveira Gibon.

BRIGA AGORA É PELO MELHOR ESTREANTE DO ANO NA TEMPORADA 2008


Os rivais de MotoGP, Jorge Lorenzoe Andrea Dovizioso estão envolvidos em forte luta pelo título de melhor estreante do Ano e que deverá ser disputadíssima nas etapas que restam para a temporada 2008. Depois de terem sido as duas grandes estrelas das 250cc em 2006 e 2007, Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso deram o salto para o MotoGP em conjunto este ano depois de grande campanha por parte dos dois, os pilotos encontram-se ainda entre os cinco primeiros e estão ainda na luta pela conquista do Melhor Estreante do Ano quando faltam apenas duas rondas. Tendo já batido o ex-piloto das 250cc Alex de Angelis e o estreante da Tech3 Yamaha James Toseland – que teve de conhecer o traçado de oito pistas, até então desconhecidas a ele, nesta temporada, já Lorenzo e Dovizioso têm garantido grandes resultados, com o primeiro tendo ainda a possibilidade de terminar em terceiro na classificação geral, já que está a 27 pontos de Dani Pedrosa. Dovizioso, enquanto isso está a 37 pontos de Lorenzo e com 50 ainda em jogo – e não vai desistir até bater o homem que lhe levou a melhor por duas vezes na corrida no campeonato de 250cc, isto pelo menos enquanto a matemática o permitir. O primeiro Grande Prêmio do ano foi a magnífica prova noturna do Qatar, no Circuito Internacional de Losail, e serviu de ponto de partida para o resto da temporada de Lorenzo e Dovizioso. A sensacional pole do espanhol e a grande corrida até ao segundo posto no traçado do deserto, sem esquecer o excelente quarto posto do italiano à frente do compatriota Valentino Rossi foi a excepcional estréia dos dois pilotos que mostraram estar totalmente prontos para lutarem com os pilotos de frente do MotoGP. Lorenzo continuou de forma impressionante para somar mais quatro pódios nas cinco primeiras corridas, incluindo a sua primeira brilhante vitória na categoria em Portugal e mais uma segunda colocação na França quando estava contundido. Na verdade, o piloto contraiu as lesões numa forte queda nos treinos livres na China, recuperando de imediato para terminar em 4º em Xangai no dia do seu 21º aniversário. Contudo, a operação para aliviar os sintomas de um problema de pressão no braço nessa fase inicial da temporada e o contratempo de Lorenzo na China foram seguidos de quedas em Mugello e Barcelona, a somatória desses contra tempos levou-o à hospitalização devido a contusão e a conseqüente ausência da corrida. Durante os meses de Verão o Campeão do Mundo de 250cc lutou para recuperar a confiança e forma, o que foi premiado na segunda corrida depois da recuperação, em Misano, com mais um pódio, o segundo lugar atrás de Rossi o companheiro de equipe.. Outro pódio e mais dois quartos lugares por parte de Lorenzo significam que ele já estava retornando à boa forma neste final de temporada e estará certamente otimista para bater Dovizioso na luta pelo Melhor Estreante do Ano.

Contudo, para Dovizioso, a sua temporada de estréa pode não ter tido tantos altos e baixos, mas tem sido também, muito impressionante – e com uma máquina de fábrica da Repsol Honda ao seu dispor no próximo ano deverá andar mais perto de Lorenzo nas corridas de 2009. O piloto do JiR Team Scot só por duas vezes ficou fora dos dez primeiros em 2008 e só numa ocasião não conseguiu somar pontos, caindo depois de GP de Estoril. Dovizioso ainda não subiu o pódio de MotoGP, mas esteve perto por várias ocasiões, com três quartos lugares e sete resultados nos cinco primeiros a serem os pontos altos de uma campanha muito consistente. Com a proximidade dos GPS da Malásia e Valência neste final de Campeonato do Mundo de 2008 veremos um Dovizioso com esperança de conquistar o seu primeiro pódio na categoria, e a tentar bater Lorenzo nas duas provas restantes para poder faturar o título de Mehor Estreante do Ano.

PRINCIPES INGLESES ATRAVESSARAM A AFRICA DE MOTOCICLETA


Participando da edição de 2008 do Enduro África, os filhos de Charles e Lady Di cruzarão a África do Sul. William e Harry de, respectivamente, 26 e 23 anos, utilizarão motos Honda CRF 230 para realizar a travessia. O objetivo é arrecadar fundos para entidades beneficentes, como a UNICEF, a Fundação Nelson Mandela e a organização Sentebale — criada por Harry para ajudar crianças órfãs.
Os príncipes confessaram terem se inspirado nos atores Ewan McGregor e Charlie Boorman, que realizarão uma viagem pela África no documentário ´Long Way Down’, pilotando duas BMW 1200 GS. A Casa Real Inglesa informou que William e Harry finalizarão a aventura no final de outubro. Os dois irmãos terão de suportar temperaturas extremas, terrenos difíceis e 14 horas diárias pilotando as motocicletas.

CURSO DE PILOTAGEM


Para quem deseja aperfeiçoar ou aprender técnicas de pilotagem, a dica é fazer o curso SpeedMaster MotorsCo. O curso é dividido em quatro categorias: esportivo, custom, trail e básico. O instrutor é Geraldo “Tite” Simões, jornalista e piloto. A próxima turma começa as instruções no dia 1 de novembro. Mais informações, acesse www.speedmaster.com.br.

AGORA É OFICIAL: KAWASAKI MOTORES DO BRASIL


Com um investimento inicial de US$ 40 milhões, a Kawasaki Motores do Brasil anunciou nesta sexta-feira (10), o começo formal de suas operações e atividades no país. Uma unidade industrial será instalada no Distrito Industrial de Manaus, com uma base operacional em São Paulo. As primeiras unidades devem ser fabricadas a partir dos primeiros meses de 2009. A empresa chega ao Brasil através de sua divisão Consumer Products & Machinery, que responde a 28% das operações globais do grupo, para importação, fabricação e comercialização de motocicletas, quadriciclos e jetskis. O controle acionário fica a cargo da Kawasaki Heavy Industries Ltd, fundada em 1896 no Japão. Desse modo, o mercado brasileiro passará a contar com os principais modelos da marca japonesa.

Por exemplo, as superspotivas da família Ninja — como a pequena Ninja 250 —, as estradeiras da linha Vulcan e as motocicletas para motocross. Quadriciclos e jetskis também estão no pacote. Como grupo empresarial, a marca japonesa atua no Brasil desde 1973, com a Kawasaki Indústria e Comércio Ltda, atuando em setores de base, como energia termoelétrica, robótica industrial e equipamentos marítimos. Assim, a produção de motocicletas inicia uma nova fase para a empresa no país. A idéia é gerar um plano gradual de crescimento de sua rede de concessionárias, e até 2015, estar presente em todas as grandes cidades brasileiras. Além disso, pretende utilizar o Brasil para expandir-se a toda América Latina.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

BRASILEIRO RODRIGO FIUZA FAZ MOSTRA DE FOTOS DE SUA VIAJEM COM UMA LANDER XT 250 YAMAHA


Dar a volta ao mundo não é para qualquer um, ainda mais pilotando uma motocicleta. Quando iniciou sua aventura com uma Lander XTZ 250 original, em 4 de junho, partindo de Lisboa, havia um longo caminho até chegar em Nova York. Passando por regiões inóspitas do planeta, o brasileiro obteve êxito em sua empreitada, e em 31 de agosto foi aplaudido no Brazilian Day, nos Estados Unidos. Para conferir detalhes de como foi a viagem, os interessados que residem em Sampa podem ir até a pizzaria La Malagheta, no Itaim Bibi, e conferir.

YAMAHA LANÇA NAKED DE BAIXA CILINDRADA NA INDIA


Enquanto circulam rumores de que a Honda pode lançar uma Hornet de baixa cilindrada, a Yamaha sai na frente com a apresentação de uma pequena-grande moto, a FZ16. Pequena porque essa naked leva um motor monocilíndrico de 160 cm³, quatro tempos e refrigerado a ar, capaz de gerar 15 cv de potência. Grande em função do visual robusto e atraente, digno de uma máquina de alta cilindrada. O lançamento da arrojada FZ16 foi feito na Índia, mas comenta-se que a moto deve chegar em breve ao continente europeu.

BIMOTA COMEMORA PRIMEIRA VITÓRIA NO MOTOCICLISMO


Lançado no Salão Internacional de Milão de 2007, o modelo Bimota DB7 conquistou no mês de setembro a sua primeira vitória no cenário das competições sobre duas rodas.
Conduzida pelo italiano Danilo Marrancone, a máquina faturou a prova na categoria Superbike do “Ducati Desmo Challenge”, realizado na pista de Mugello. O piloto largou na segunda posição, mas logo assumiu a ponta e garantiu o primeiro lugar do pódio com mais de 15 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, além da melhor volta da corrida. “Eu estava muito confiante com essa superbike, que tem um chassi fenomenal. Senti que poderia ir muito rápido, apesar de se tratar uma moto de série”, declarou o vencedor. “Estou muito orgulhoso com esta histórica vitória para o novo modelo Bimota. Acredito que a DB7 demonstrou ter um potencial muito forte”, completou Marrancone. - agência de notícia-

EMPRESARIO DE DANI CRITICA HAYDEN


O empresário de Daniel Pedrosa, Alberto Puig, surpreendeu nesta semana ao disparar críticas a Nicky Hayden, companheiro do piloto espanhol na Repsol Honda.
De contrato assinado com a Ducati para a temporada 2009 da MotoGP, o campeão de 2006 disse que uma das razões que o fizeram trocar de time foi o tratamento diferenciado oferecido a Daniel Pedrosa, algo que para Puig não passa de ciúmes. “Tudo que posso dizer é que Hayden deve estar incomodado porque não pôde mais usar as informações da moto do Pedrosa, o que costumava fazer para melhorar seu desempenho. Ele simplesmente copiava os acertos”, disse o manager ao site oficial da MotoGP. “Sem querer ofender ninguém, nunca houve uma rivalidade dentro dos boxes. O Hayden ganhou o título quando o Dani estava em sua temporada de estréia, mas desde então não fez mais nada. Quando o Pedrosa adquiriu experiência, passou a andar na frente. Portanto, Nicky jamais foi um sério rival”, disparou.
Restando duas etapas para o encerramento do Mundial, Pedrosa aparece na terceira posição do campeonato com 209 pontos. Hayden, terceiro colocado na última prova disputada, na Austrália, está em sexto com 131.

MOTO DE ALTO LUXO E EXCLUSIVA VENDIDA COMO PRESENTE ESPECIAL DE NATAL


A Neiman Marcus, conhecida loja de venda de artigos de alto luxo, apresenta em seu catálogo de presentes "Wow!" (especiais) de natal, com exlcusividade, a edição limitada da Fighter Motorcycle produzida pela Confederate Motor Company. A Fighter tem como principal diferencial, além do seu design "clean", o fato de ter chassis, construído em liga de alumínio, fibra de carbono e titânio.
Além disto, seu poderoso motor de 2.0 litros bicilíndrico em "V" de 45o gera 190 HP e a máquina é descrita como "o sonho de ficção científica que se tornou realidade". São apenas 45 unidades desta moto à venda pela "bagatela" de 110 mil dólares. A Fighter pesa 195 quilos, tem altura do banco ao solo de somente 635 mm, é bem baixa, e possui câmbio de 5 marchas. O freio utiliza discos de alumínio e cerâmica com calipers de 4 pistões na dianteira e 2 na traseira. Os pneus são de 120 mm de largura na dianteira e 19 polegadas e 240 mm na traseira e 18 polegadas. Faról e lanterna traseira integram piscas e são constituídos de leds.
À primeira vista, lhe parece faltar a carenagem e parece que ela está sendo exibida somente com chassis e motor, mas não, a moto é assim mesmo, o destaque é para o chassis, o motor e o seu design. -fonte neimanmarcus.com-

10ª. ETAPA DO MUNDIAL DE ENDURO INDOOR EM BARCELONA


A 10ª edição do Enduro Indoor Internacional de Barcelona acontecerá no próximo mês e novembro (16) no Palácio Sant Jordi. Emoção e adrenalina não faltarão nesta que será a segunda etapa da Copa do Mundo FIM de Enduro Indoor.

A ROADSTER SUZUKI B- KING ELEITA A MOTO DO ANO 2008


A roadster Suzuki B-King foi eleita, na noite de quarta-feira (8), a "Moto do Ano de 2008", após derrotar outras 37 finalistas (de um total de 150 inscritas em 13 categorias) com cilindradas entre 100 e 1.800 cm³. A decisão ficou a cargo de oito jornalistas e um leitor, que formaram o júri do prêmio entregue há 11 anos pela revista especializada "Duas Rodas". Além do prêmio principal, a B-King venceu sua própria categoria após análise do desempenho obtido em seis modalidades - estilo, motor, suspensão, consumo, freios e maneabilidade - do teste realizado em um campo de provas na região de Sumaré (SP).

Os monstruosos atributos da Suzuki B-King, certamente colaboraram na decisão do júri. O modelo é equipado com motor 16V de 1.340 cm³, de 4 cilindros em linha, com duplo comando de válvulas de cabeçote (DOHC) e arrefecimento líquido. Este propulsor gera 184 cavalos de potência com torque máximo de 14,9 kgfm a 7.200 rpm. O sistema de injeção é digital e patenteado pela Suzuki como SDTV (Suzuki Dual Throttle Valve).

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

NOVA HONDA CBF 125 FAZ SUCESSO NA EUROPA: FRANÇA E ALEMANHA


A Honda apresentou na última terça feira em Paris a nova moto, a CBF 125, compacta, econômica e esportiva. E esta também fazendo sucesso no Salão de Colônia na Alemanha.


Será que será lançada no Brasil também? A demanda por motocicletas de 125 cc aumentou na Europa, pois nem todos os consumidores querem adquirir uma scooter, quando o preço é praticamente o mesmo, uma realidade já bem comum aqui pelo Brasil. No entanto, as motos de pequena cilindrada costumam ser muito despojadas e, essencialmente, voltadas para atividades de trabalho.

Agora, uma nova tendência por motos econômicas, compactas e mais esportivas e atrativas, principalmente visando cativar o público feminino, que não dá tanta importância para a potência e o desempenho, mas mais para a praticidade e mobilidade, está aumentando. Com a crescente dificuldade de trânsito nas grandes cidades, o transporte individual tem crescido no mundo todo e, aí, uma grande quantidade de novos motociclistas vem querendo optar por motos pequenas, mas bonitas, o quê já era uma grande qualidade das scooters. Por tudo isto, a Honda surpreendeu e apresentou a CBF 125 que mescla certa esportividade com conforto para o dia-a-dia.


Trata-se de uma semi carenada muito estilizada com um amplo pára-lama dianteiro, aletas laterais destacadas, com frontal pontiagudo e estreito. O motor é um monocilíndrico de quatro tempos com duas válvulas, refrigerado a ar. Tem uma cilindrada de 124,7 cc, compressão de 9,2:1 e desenvolve uma potência máxima de 11,28 CV a 8.000 rpm.

A alimentação é injeção eletrônica PGM-F1 e o câmbio é de cinco velocidades. O peso em orden de marcha é de 128 kilos e tem uma altura do assento ao solo de 792 mm, tonando muito fácil a pilotagem para pessoas de pouca estatura. A suspensão dianteira não apresenta inovações, assim como a traseira que utiliza dois clássicos amortecedores que destoam um pouco da estética moderna da CBF.


O freio dianteiro tem disco simples com pinça da Nissin de dois pistões. Pena que o freio traseiro ainda faça uso do sistema de tambor.

A Honda está retardando ao máximo o lançamento de seus modelos 2009, numa guerra de marketing acirrada com a sua principal rival brasileira, a Yamaha, que também está retendo seus lançamentos.

É bem provável que a Honda vá liberando suas novidades em "ondas", assim como já fez nos EUA. É certo que muitas novidades estão por vir por aí, como a nova Twister e a nova Tornado com sistema de injeção, mas isso não deverá ser tudo. Com a crescente perda de mercado em função de vários competidores, principalmente chineses, a Honda poderá lançar produtos que criem uma maior diferenciação em estilo para justificar seu preço mais elevado. Em função disto, o lançamento desta CBF 125 seria uma boa alternativa por aqui, assim como de outros modelos "especiais" de baixa cilindrada que a marca comercializa no exterior. Tecnicamente, esta empreitada não seria difícil, pois a fábrica brasileira detém todas as condições para lançar este modelo por aqui. Vamos ficar torcida que venha a CBF 125 e muitas outras boas novidades em breve.

HONDA XL700V TRANSALP COM NOVAS CORES EM 2009 E PODERÁ VIR PARA O BRASIL


A duplo- propósito Honda XL700V Transalp virá para 2009 com novas cores e com a última versão do sistema ABS combinado da marca. O motor é o mesmo 680cc bicilíndrico em "V" refrigerado à água com sistema de injeção PGM-FI de combustível agora ajustado para se adequar às normas Euro 3 que produz 60 HP a 7.750 rpm e 60 Nm de torque a 5.500 rpm.

Para maior adequação à viagens de longo curso, a Transalp recebeu pneu traseiro de 17 polegadas com medidas 130/80 e um menor pneu dianteiro de 19 polegadas e medidas 100/90 e o câmbio é de 5 marchas. O freio dianteiro é composto de 2 discos de 256 mm com caliper de 3 pistões e o traseiro por um disco de 240 mm com caliper de 2 pistões.

É uma opção a incorporação da última versão do sistema ABS Combinado da Honda. A XL700V Transalp pesa 214 kg e possui tanque de combustível com capacidade de 17,5 litros.

ANDREW PITT CONQUISTA TÍTULO MUNDIAL DE SUPERSPORT


O piloto Honda Andrew Pitt (Hannspree Ten Kate Honda CBR600RR) venceu a quinta corrida da temporada no último domingo e conquistou o título Mundial de Supersport, no circuito de Magny Cours, na França. Este foi o segundo troféu de Pitt na competição. Ele disputava a liderança com Jonathan Rea (Hannspree Ten Kate Honda CBR600RR), que começou o dia apenas 11 pontos atrás de Pitt. Mas Rea enfrentou problemas durante a prova teve as esperanças do título frustradas. Josh Brookes (Hannspree Stiggy Motorsports Honda CBR600RR) terminou em terceiro lugar, atrás do novo campeão e de Barry Veneman. Brookes vai agora disputar a segunda posição do campeonato com Rea em Portimão, no dia 2 de novembro.

Pitt destacou a participação de toda sua equipe na conquista. "Bem, você não pode dizer que eu não ganhei uma corrida neste campeonato! Johnny deixou passar hoje e tenho certeza que teria sido uma dura batalha até ao fim. Eu realmente não tinha percebido ele estava fora até que olhei para a tela da TV! Eu precisava de um pouco de sorte. A minha equipe conta com profissionais fantásticos. Eu gostaria de agradecer ao Ronald e Gerrit (Ten Kate) por ter a fé em mim e me conceder essa máquina competitiva. Estou feliz por retribuir."

RIO NEGRO-MS PRONTA PARA RECEBER O MOTOCROSS


Após o sucesso de Rio Brilhante, chegou a vez da cidade de Rio Negro – com seus quase cinco mil habitantes e situada a 158 km de Campo Grande – sediar uma etapa do Motocross Nacional. A cidade recebe neste final de semana (dias 11 e 12 de outubro) a terceira etapa do campeonato estadual da modalidade. Segundo Salvador Machado, presidente do OK Moto Clube e organizador do evento, a cidade está de braços abertos para receber pilotos e público amantes deste esporte a motor. “A festa terá início no sábado (11), com o já tradicional ‘CarnaRio’, um carnaval fora de época que já entrou para o calendário turístico da cidade”. “Na verdade, a abertura do Motocross acontece na sexta-feira (10) à noite, com boate para pilotos e convidados, com animação do DJ Miguel e entrada ao custo de 1 kg de alimentos”, explica Salvador Machado, lembrando que sal e açúcar não serão aceitos, pois são ‘condimentos’ e não ’alimento’.
CATEGORIAS E PRÊMIAÇÃO
No total, haverá R$2.150,00 (Dois mil, cento e cinqüenta reais) de prêmios em espécie aos pilotos, bem como troféus do 1º ao 5º colocado em cada uma das sete categorias a serem disputadas em Rio Negro: 1) 125cc 4 tempos - motos nacionais; 2) 180cc 2T - 200cc 4 T motos nacionais; 3) Nacional A para motos Nacionais até 250cc 4 tempos; 4) Nacional B para motos Nacionais até 250cc 4 Tempos (Pilotos estreantes); 5) Sênior - Motos Nacionais e importadas para pilotos acima de 35 anos; 6) Pratas da Casa; 7) e, Open/Força Livre – Qualquer cilindrada.
Cabe ressaltar que a categoria Pratas da casa receberá apenas troféus de participação do primeiro ao terceiro colocado, e que os pilotos desta categoria não recebem prêmios e não pontuam no estadual.


A exemplo da primeira etapa em Sidrolândia, não será realizada a categoria Mirim. Em Rio Negro, a pista está instalada nas dependências do Balneário Novo Paraíso. Com 900 metros de extensão, é considerada de média velocidade e apresenta obstáculos de quatro mesas (rampas), dois lançantes, duas costelas, além de possuir cinco metros de largura mínima em todo o circuito. O balneário possui ótimas instalações para receber público e pilotos e fica na rodovia Campo Grande/Rio Negro, 5 km antes da cidade (local sinalizado). “A entrada é gratuita e a diversão... Garantida!”, informa Salvador. Treinos livres acontecem sábado (11), das 15 às 17h. Treinos oficiais no domingo (12) pela manhã, das 9 às 11. Corridas a partir das 12h30. A organização desta etapa é do OK Motoclube. Realização do bar e restaurante Toca do Bitoca e Balneário Novo Paraíso.

RECUPERADO FELIPE ZANOL TEVE BOM RESULTADO EM PORTUGAL


Depois do período de recuperação por conta da fratura no pé, sofrida durante a disputa do Six Days, na Grécia, o brasileiro Felipe Zanol retornou às pistas no último final de semana (4 e 5). A volta do piloto não estava programada, no entanto, ele iniciou os treinos em Portugal na sexta-feira e por se sentir preparado, resolveu disputar a segunda etapa do Campeonato Português de Cross Country, em Paços de Ferreira, cidade próxima a Guimarães, sede da equipe do mineiro. A prova serviu como preparação para as etapas do Campeonato Espanhol de Enduro, marcadas para o final de outubro. O desempenho do piloto foi melhor do que o esperado. Zanol terminou em primeiro lugar, à frente de vários competidores consagrados. Fernando Ferreira foi o segundo e Helder Rodrigues o terceiro colocado. Zanol aprovou o resultado e se sente mais confiante para o retorno. “Retornar às corridas vencendo é sempre bom. Apesar de ainda sentir dores no pé, resolvi correr a etapa para ganhar um pouco de ritmo. Durante a prova, consegui ser constante e rápido. O pó acabou dificultando um pouco a corrida para todos, mas o trajeto era bem técnico, com muitas pedras, subidas e descidas bastante íngremes”, contou o piloto que conta com o patrocínio da ASW. Mesmo com o bom desempenho conquistado no Português de Cross Country, Zanol deve ficar de fora da última etapa do Campeonato Mundial de Enduro, no próximo final de semana (11 e 12), na França.

SALÃO DA MOTOCICLETA TERÁ FORTE APOIO DE MOTOCLUBES


Os motoclubes de todo o Brasil terão destaque especial no Salão da Motocicleta. Até o momento, mais de 150 grupos confirmaram presença para o inédito evento do setor motociclístico. Durante a feira, que acontecerá de 21 a 26 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, os motoclubes inscritos antecipadamente terão seus brasões expostos no Banner de Motoclubes Presentes, além de divulgados no site oficial do Salão.

Para o bicampeão Emerson Fittipaldi, que iniciou a carreira sobre uma moto, os motoclubes são de suma importância para que a história da motocicleta se perpetue. “A indústria de motos cresce cada dia mais e os motoclubes são o símbolo da paixão que as pessoas têm pela motocicleta”, afirmou o bicampeão de Fórmula 1 e organizador do evento.

Os ingressos para o Salão da Motocicleta já estão à venda no site do evento (www.salaodamotocicleta.com.br) ou nas concessionárias Suzuki da Grande São Paulo.

SCUDELER PODE DEFINIR O CAMPEONATO EM CASCAVÉL


Motovelocidade pode conhecer os seus primeiros campeões em Cascavel. Com 100% de aproveitamento em sua temporada de despedida das pistas, Gilson Scudeler pode garantir o título de 2008 já na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Para tanto, o veterano da Honda depende de dois terceiros lugares em Cascavel (PR), nos dias 18 e 19 deste mês, para liquidar as chances do vice-líder da classificação, Danilo Andric, e festejar sua sétima taça no torneio. Outra categoria que pode ser decidida na rodada paranaense é a 250cc Jr. Nela, Douglas Figueiredo precisa vencer e fazer o ponto da pole-position para não depender do resultado de seus adversários. Nas 250cc, a competição vem sendo muito disputada. Os dois primeiros colocados no campeonato venceram apenas uma prova. Renan Alves é o atual líder, dez pontos à frente do segundo colocado e atual campeão, Marciano Santin. A Hornet, como no ano passado, é a classe mais acirrada do Brasileiro. A diferença do primeiro colocado para o quarto é de apenas 11 pontos. Alecsandre Brieda lidera com um ponto de vantagem sobre Maico Teixeira. A terceira posição, sete pontos atrás do ponteiro, é de William Pontes, o “Pamonha”. A penúltima etapa do Brasileiro de Motovelocidade será disputada entre os dias 18 e 19 de outubro, com transmissão ao vivo pela “ESPN Brasil”.

“LAMA” REPRESENTA O PAÍS NO SUL-AMERICANO DE MX


Na primeira experiência internacional de sua carreira, Rodrigo “Lama” parte para o Campeonato Latino-Americano de Motocross com a responsabilidade de ser o único brasileiro na competição. A prova acontecerá neste fim de semana na cidade de Santo Domingo, no Equador, em um desafiador circuito de 1.460 metros. O sergipano lutará pela vitória na categoria 85cc. “Para mim será uma surpresa. Não sei como é o nível da competição. Vou na sorte. Só sei que vou para ganhar”, afirmou o piloto da Honda, que neste ano já assegurou três títulos: Brasileiro de Motocross, Arena Cross e Sergipano de MX. “Pretendo pegar bastante experiência ou, talvez, ensinar a eles”, brincou “Lama”. “Espero trazer o título para o Brasil e fechar com chave de ouro a temporada”, finalizou. As participações no Latino-Americano e as últimas etapas do Brasil Nordeste marcam a despedida do piloto na categoria, já que em 2009 “Lama” mostrará seu talento na MXJr.-ag. de notícia-

KAWASAKI APRESENTA A VOYAGER VN 1700


Com enormes motores V2, os modelos trazem ainda câmbio de seis marchas e transmissão final por correia dentada. A Kawasaki, famosa por suas motos esportivas, fez grande alarde no Salão de Motos de Colônia em torno da sua nova linha de motos custom com motor V2 de 1.700 cc. O propulsor que veio substituir o anterior de 1.600 traz ainda um comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) em vez do anterior comando por varetas.A grande estrela da linha é a Voyager VN 1700, anunciada como a primeira custom japonesa com pára-brisa integral, bem ao estilo da americana Electra-Glide da Harley-Davidson. Com refrigeração líquida, injeção e acelerador eletrônico, o V2 de exatos 1.700 cm³ produz 75 cv a 5.000 rpm e um torque de mais de 13,1 kgf.m. Além da enorme Voyager, o propulsor ainda vai equipar outros dois modelo: a Classic Tourer com pára-brisa e a Classic, mais básica.

HOMENAGEM A BAYLLIS, SUOMY LANÇA CAPACETE ESPECIAL


Em homenagem ao terceiro título de Troy Bayliss no Mundial de Superbike, a marca Suomy lançou na Europa um capacete especial em edição limitada. O grande charme do produto está no desenho das três Ducati usadas pelo australiano para a conquista a tríplice coroa na categoria de motos superesportivas: os modelos 996, 999 e 1098. Outro grafismo que chama a atenção é o de um canguru com luvas de boxe da Austrália na parte de trás do casco, que também leva a assinatura do veterano piloto. Construído em fibra de vibro e em diversos tamanhos, o capacete foi produzido em 1098 unidades. Precisa explicar o motivo pelo número?