quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A MAIS DIFÍCIL PROVA DE ENDURO DO MUNDO O RED BULL ROMANIACS

O Red Bull Romaniacs é sem dúvida uma prova atípica. Com características de uma competição de enduro, os pilotos que tentam a sorte neste evento enfrentam dificuldades que vão além do nosso imaginário. São obstáculos naturais, mas principalmente trechos criados pelos organizadores que são surreais.

Ao todo são cinco dias de competição, onde os pilotos enfrentam trilhas e obstáculos quase que intransponíveis. Você deve estar se perguntando, quem se escreveria em uma prova com tais características? Pois é, em sua 5ª edição, o Red Bull Romaniacs bateu recorde de inscritos, ao todo foram 208 pilotos, de 29 países diferentes.

E logo na abertura do evento, realizada na cidade de Sibiu, na Romênia, publico e piloto, tiveram uma pequena mostra do que viria pela frente. O que rolou nas ruas da cidade,foi um verdadeiro show. Contou com diversos obstáculos artificiais, que testaram a habilidade dos pilotos, foi um show de pilotagem e principalmente de tombos.

Para se ter uma idéia da dificuldade encontrada no trajeto, dos 208 pilotos que largaram apenas 129 chegou ao final do quarto dia de evento.
E no final, a surpresa ficou por conta do vencedor, o britânico Graham Jarvis, estreante no Romaniacs, o piloto levou sua Sherco a vitória desbancando os favoritos.


Vale lembrar que nas quatro primeiras edições só franceses haviam vencido Cyril Despres — 2004 2005 e 2007 — e seu compatriota Michel Gau em 2006.
Portanto, Jarvis deixou seu nome na história, sendo o primeiro piloto não nascido na França a vencer uma das mais duras provas de enduro do mundo.


Entretanto, a vitória de Jarvis não foi fácil, o britânico que sempre esteve entre os líderes, teve de contar também com a sorte, já que Gerhard Foster, alemão que competia com uma BMW estava muito bem até o terceiro dia.

Foster vice-campeão em 2007 caminhava para sua primeira vitória, mas o sonho de terminar na primeira posição terminou quando o piloto bateu em uma pedra com sua 450X e teve problemas no câmbio.
Apenas com a primeira marcha, o bávaro ainda conseguiu terminar o dia. Porém, perdeu muito tempo e deixou o caminho livre para Jarvis.


Ao término da prova uma opinião era consenso geral, a edição de 2008 foi a mais exigente da história do Red Bull Romaniacs, parte das dificuldades encontradas foi culpa também do tempo, que insistiu em ficar fechado durante todos os dias da prova.

Um dado importante é que em apenas cinco anos o número de inscritos saltou de 30 — 1ª edição — para 208 este ano.
Resultados
Pro Class
1. Graham Jarvis UK Sherco 19:27:27
2. Gerhard Forster GER BMW 19:36:51
3. Chris Birch NZL KTM 19:50:21
Expert Single
1. Oliver Brichard AUT 27:32:58
2. Mark Delautour NZL 27:46:59
3. Tommy Kunert GER 27:51:18
Expert Team
1. Escalia EPA Michel Dumoulin/Aron Gorog BEL/ROM
2. Valachian Enduro Team Radek Holcak/Martin Urban CZE
3. Honda Nederland Alex Van den Broek/Jurgen Van den Goorbergh NED
Hobby Team
1. Moto Conversions Tony Gush/Steve Martin UK
2. Nestelbach Racing Team Michael Deutschbein/Martin Holler AUT
3. DK Team Tibor Olar/Otto Mircea HUN - fonte www.redbullromaniacs.com -

Nenhum comentário: